Manual do Calouro de Humanas (Aleska Lemos)

Publicado por
Livro de Aleska Lemos

Eis um livro que faltava para aqueles que ingressam e pisam numa faculdade pela primeira vez. Da mesma forma que a autora, também estudei na Universidade Federal do Rio, mas em outra unidade, dm outro tempo. Aleska teve o privilégio de cursar História no Centro da Cidade, eu fui enviado ao degredo do Fundão para tentar me formar em Letras. Ouvi muitas vezes que o Fundão, apesar de ser um campus universitário, estava mais para uma colônia penal, existe verdade nesse sentimento popular, mas foi um grande privilégio poder estar ali.

A Faculdade de Letras ficava no meio do nada, na minha época só me lembro de um desses quiosques de sanduíche logo na entrada e o resto se resumia ao gramado sem fim e a uns poucos prédios próximos, incluindo o da reitoria. Em dia de renovação de matrícula, eu precisava chegar ao campus de madrugada e ficar numa fila de gente que quase saiu de pijama de casa na expectativa de conseguir me inscrever nas matérias do período e com os melhores professores. Depois, saía numa romaria por várias salas para validar a inscrição. Pré-história. Na minha primeira semana me senti um náufrago, totalmente perdido, a única certeza estava no terror do possível trote. Meu medo de ser sequestrado por um grupo de veteranos e ser jogado de cueca no meio da Av. Brasil com o corpo pintado e um pires na mão só começou a se desvanecer na terceira semana de aula. Quem me dera se já existisse nessa remota época um Manual do Calouro.

Manual do Calouros de Humanas é um livro delicioso. Apesar de ser um manual (palavra que carrega um peso burocrático), o que temos é um bate-papo informal com a autora Aleska Lemos, que a partir da sua vivência como aluna vai nos guiando pelos corredores e meandros que envolvem o momento feliz e cheio de expectativas que marca nossa vida como universitários. Aleska discorre sobre diversas etapas e desafios da universidade com leveza e bom humor, é como se estivéssemos numa das mesas de chope, que ela também nos incentiva a frequentar, conversando com uma colega que soube organizar e transmitir a sua rica bagagem da rotina universitária.

O calouro é aquele neófito entusiasmado e, ao mesmo tempo, está diante da esfinge que são os processos e as adversidades do curso superior. Com habilidade e conhecimento de causa, Aleska Lemos nos tranquiliza, pega na nossa mão e nos leva em sua jornada, que também foi a nossa ou se tornará a sua, colega leitor ou leitora. Comenta sobre os trotes, a relação com professores, a dificuldade de se encontrar bons orientadores, macetes para ter sucesso em provas e trabalhos e desmitifica a complexidade do TCC, mas sem abandonar a realidade. O ponto em comum entre todos os capítulos está no esforço, ninguém se forma sem esforço, sem sacrifício pessoal, sem correr atrás das melhores oportunidade que uma Universidade pode oferecer. Aleska não papou mosca, matou a bola no peito e fez o golaço, o melhor é que ela tem a generosidade de compartilhar sua valiosa experiência com todos nós: calouros, veteranos e aspirantes.

A falha do livro é que ele termina e ficamos com saudade da conversa franca e inteligente com uma colega de aula e de bares. Ficamos torcendo para o próximo encontro.

Indico sem reserva o Manual do Calouro de Humanas para todos aqueles que estão entrando na universidade, para os pais cujos filhos foram aprovados numa seleção, também para quem já se formou e quer provar um pouco da nostalgia dos tempos de estudante.

À venda pela Amazon no link:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s