J’accuse

Há pouco, terminei de assistir ao filme O Oficial e o Espião (J’accuse), do Polanski. Na minha modestíssima opinião de cinéfilo amador, o filme é um marco para o tempo em que vivemos. Estamos num século em que a mentira oficial se tornou instituição, a inverdade se vestiu como instrumento de golpes de castas, prisões arbitrárias e foco principal de uma polarização de ódios que beneficia os interesses da face mais perversa da política.

Assange, Snowden, Glenn Greenwald são ícones deste momento histórico em que mentiras desconstruídas e a revelação de informações manipuladas são tratadas como crimes e os denunciantes como inimigos e traidores do Estado. Vivemos numa superfície alijada da possibilidade de enxergar as trevas profundas que nos conduzem, que nos governam. Eu poderia citar dois exemplos também icônicos da imposição de mentiras oficiais no Brasil atual, mas acredito que nem precise lembrá-los aqui. São escandalosos.

Zola é um personagem de grandeza imensa nesta página da história e surge assim no roteiro. Um escritor que tomou o partido da verdade óbvia e soterrada pela fomentação da hostilidade, do preconceito. Um exemplo de artista que usou o talento e o senso de justiça a favor de um homem injustamente condenado. Não é à toa que seu artigo intitulado como J’acccuse continua a ecoar em nossos ouvidos.

São inúmeras as mentiras que muitas vezes estão a serviço do status quo ou do grande capital, embustes que se infiltram em grande parte da população e que são defendidos não pela razão, mas pela cólera coletiva. Talvez, possam considerar minhas correlações delirantes, mão não pude evitá-las ao assistir a mais esta obra do genial diretor polonês.

A reconstituição de época, os atores, tudo perfeito. Fui impedido de ver no cinema pelas medidas tomadas para o controle da pandemia, mas agora o Google Play me permitiu o prazer.

Que filmaço! Assistam!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s